Uma mulher sábia!

Juntas vamos descobrir o grande segredo de ser uma Mulher com sabedoria ....

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sabedoria: Capacidade de Usar bem a Inteligência!




“Mulher - A Sabedoria faz a diferença”

Queridas leitoras,
É interessante observar a riqueza contida no versículo dito pelo sábio Salomão: 


“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos a derruba.” (Pv. 14.1.)



Você já deve ter lido e relido várias vezes este texto da Palavra de Deus, até mesmo aqui no blog. Além de conhecido, comumente ele é usado para ressaltar uma das importantes qualidades femininas: a sabedoria. Não é sem motivo que esse texto está na Bíblia. Já parou para pensar nisso? O Senhor nos deu a dica, mostrou-nos como devemos agir: com sabedoria. Basta saber usá-la.

A respeito da sabedoria, o escritor francês J. Roberts disse: “A verdadeira sabedoria não vem pela observação exterior, mas pela revelação interior”. 

Querida, irmã, ser sábia não é simplesmente escutar a voz de Deus em nosso coração, mas principalmente obedecê-la. É a ação que modifica as coisas. Jesus agiu em direção à cruz, isso mudou a nossa vida. Não nos tornamos sábias somente pelo nosso observar natural, pelas nossas experiências, mas pelo conhecer que vem de Deus. A sabedoria é mais que saber agir é saber agir na hora certa de modo a promover transformação.

Quando Salomão diz que a “mulher sábia edifica a sua casa”, é exatamente isso, pois a glória da mulher está no fato de ela, com a sabedoria que vem do alto, conseguir transformar uma situação ruim em uma oportunidade para aprendizado junto a Deus. É conseguir imprimir bonança em uma situação de estresse.

Algo atrai a nossa atenção para o texto de provérbios. A palavra “edificar”, entre outros significados, quer dizer “construir”. A mulher que usa a sabedoria vai construindo o seu relacionamento. Vai dando forma ao seu lar. Assim como um pedreiro constrói uma casa, a mulher sábia vai – dia após dia – construindo, estruturando, organizando e alicerçando as colunas do seu lar. A mulher que usa a sabedoria na “construção” da sua casa age com prudência, bom senso e tantas outras virtudes que darão ‘liga’ ao seu relacionamento.

De um versículo como esse de Provérbios, podemos retirar várias lições, pois o Espírito Santo revela-nos coisas grandiosas a cada nova leitura. 
Por exemplo, você já observou a diferença entre as palavras “sabedoria” e “inteligência”
No dicionário Michaelis – Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, a palavra “sabedoria” quer dizer “grande soma de conhecimento; totalidade dos conhecimentos adquiridos; aplicação inteligente dos conhecimentos”. 
Já a palavra “inteligência” quer dizer “faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar, entendimento”.

Por que em vez de dizer “a mulher inteligente edifica a sua casa” a Bíblia usa a expressão “a mulher sábia edifica a sua casa”? Embora ambas pareçam semelhantes, existe uma pequena e notável diferença. Podemos dizer que a sabedoria é a capacidade de usar bem a inteligência.

Você, mulher de Deus, é inteligente, pois você tem a mente de Cristo (1Co 2.16). Porém, deve saber usar essa inteligência. Aí entra a sabedoria, que é a aplicação inteligente daquilo que você já conhece. Vou lhe dar um exemplo. Quantas vezes, com sabedoria, você poderia ter evitado que uma discussão entre você e seu cônjuge, ou entre você e seus pais, tomasse grandes proporções? Mas por imprudência acabou falando o que não devia (e até o que não queria) e magoando o seu cônjuge, os seus pais? 
A mulher sábia usa de inteligência para falar, é cuidadosa com o que diz, pensa antes de tomar qualquer decisão, não se precipita.

Vamos analisar, agora, a segunda parte do versículo de provérbios: [...] “mas a insensata, com as próprias mãos a derruba”. Uma pessoa insensata é o oposto de uma pessoa inteligente, isto é, que não usa a razão, que não pensa antes de agir. Algumas traduções bíblicas usam a expressão “tola” que quer dizer “pobre de inteligência”. E por que a Bíblia usa as mãos como exemplo para a destruição do lar? Quando a mulher não usa a cabeça, quando ela não pensa, ela perde o controle sobre o seu corpo. Isso já deve ter acontecido com você. Precipitando-se no falar ou no agir você magoou as pessoas que mais ama, pelo simples fato de não medir as conseqüências de seus atos. 

Quando falamos de mãos, falamos de toque. Com as mãos você pode abençoar ou amaldiçoar. Você pode abri-las num gesto de perdão ou pode fechá-las. Você pode afagar as pessoas que ama ou pode agredi-las com gestos e palavras. Você pode edificar ou destruir os seus relacionamentos.

Há uma relação interessante entre o verbo conjugado “edifica” e o substantivo “mãos” nesse versículo. Como falamos anteriormente, “edificar” é o mesmo que construir, e sempre que alguém constrói alguma coisa, as suas mãos estão, invariavelmente, envolvidas. 
Enquanto a sabedoria se torna os tijolos para a construção de um lar que glorifique a Deus, a insensatez é a dinamite que implode o que está de pé. 

Normalmente, uma pessoa que age sem sabedoria perde o controle da situação. É como alguém que está tão nervoso que, sem controle, deixa cair tudo o que tenta segurar. A mulher insensata destrói os relacionamentos familiares, mas a sábia sabe construir um lar onde a harmonia, o amor e o respeito imperem. A cabeça, ou mais especificamente o cérebro, é o que providencia o contato com a pessoas, as mãos estão, paralelamente ao cérebro, fazendo essa conexão direta entre as pessoas.

Há momentos no relacionamento (quer seja com marido, pais ou amigos) que as palavras não resolvem. Já reparou aquelas vezes em que você ficava “martelando” sempre a mesma coisa, tentando mudar uma situação a qualquer custo? Esse, na maioria das vezes, é um caminho doloroso e que desgasta ambas as partes. Parar para pensar, ganhar as “batalhas” diárias por meio da oração e, melhor, deixar Deus agir é usar de sabedoria. 
Amadas irmãs, fácil não é, mas a arma da mulher sábia, além da Palavra de Deus é a sua inteligência. Use-a, você pode, você consegue.

(Fonte Pib Milionarios)

Que Deus abençoe a TODOS!

L.Fernanda

4 comentários:

Anônimo disse...

Como é maravilho ter um blog direcionado a MULHERES.Nós realmente precisamos de orientação para enfrentar as lutas e dificuldade de cotidano.. Ser mulher não é facil, ser uma mulher sabia mais dificil ainda!!
Fernanda vc tem me ajudado muito tenha certeza e que Deus continue te anbeçoando !!
Fica na paz

Nívea.

Fernanda disse...

Obrigada Nívea,

Tenho feito o possível com a direção de Deus para ajudar vocês!
E tenho visto resultados grandiosos, com nossas conversas, orações e campanhas!!

Deus abeçoe a vc e todas as leitoras!

Fernanda

Salviano disse...

MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

Fernanda disse...

Verdade salviano,
Obrigada pelo comentário, realmente temos que ajudar as pessoas que necessitam de orientação sobre a palavra de Deus!!

Fica na Paz

L.Fernanda

Postar um comentário