Uma mulher sábia!

Juntas vamos descobrir o grande segredo de ser uma Mulher com sabedoria ....

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Amizade verdadeira!!



Queridos Leitores,
O tema de hoje é muito comum entre as pessoas, ninguém consegue viver sem uma boa amizade. Hoje vamos analisar o que a  palavra de Deus ensina sobre amizade cristã.

É comum pessoas evitarem umas as outras por falta de afinidade. Afinidade é se dar bem facilmente, pensar da mesma forma, gostar das mesmas coisas. Isso tudo seria natural se não estivéssemos falando de cristãos.
Mas será que temos relacionamento cristão um com o outro? Será que nossos relacionamentos são baseados na bíblia?

“Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão. Até os publicanos fazem isso!”

Muitos acreditam que para construir amizade não é necessário sacrifício, pois vai acontecer naturalmente.
Deus está nos chamando aos princípios elementares da amizade cristã.
E quando falamos sobre amizade cristã, nós temos o maior exemplo, que foi Jesus Cristo. Ele foi o amigo perfeito, ele é o nosso exemplo perfeito.
Na amizade com o Pai, Jesus nos ensina sobre submissão e obediência. Em sua vida Jesus nos ensina a importância do sacrifício, da humildade, do amor, da confiança, da visão, da paciência... para construirmosamizade cristã.

João 13: 34-35.
A partir do capítulo 13 Jesus começa a preparar os discípulos para a crucificação. E aqui ele deixa um novo mandamento. “Amarem-se uns aos outros”. Ele não fala nada de empatia, afinidade. Ao contrário ele deixa uma ordenança, que aqueles homens deveriam amar-se uns aos outros, como Jesus os havia amado.
Então o padrão desse amor deveria ser Jesus. O Filho de Deus agora seria para eles a referencia de amor. E assim eles deveriam construir os relacionamentos entre eles.

Você tem sido sincero com seus amigos na igreja? 
Esse princípio está
registrado em muitas partes da bíblia.
Provérbios 27: 5-6.
Uma coisa que eu sinto falta em nossa igreja, é das boas noticias de irmãos, agradecendo  pelas conversas espirituais que tiveram.
É tão especial ver irmãos ajudando outros nessa caminhada até o  céu. Eu temo que nosso amor seja oculto, pois se não há pessoas falando dos  relacionamentos, provavelmente porque temos sido superficiais em nossas conversas.
Verso 6. Ensina que o amigo sincero fere porque ama. Jesus feriu o jovem rico por amor. Você tem ferido seus irmãos na igreja por amor? (Não interprete mal essa pergunta). Não fique achando que só porque você tem afinidade com fulano ele é seu amigo, só porque você gosta de sicrano, vocês têm uma amizade cristã. Pense se vocês têm sido sinceros um com o outro, sobre a fé, sobre pureza, sobre os pecados da carne, sobre os sonhos espirituais etc.

1- O verdeiro amigo deve ser sincero

Provérbios 27: 9. É assim que nasce uma bela amizade, com sinceridade nos relacionamentos. Se você sonha em construir bons relacionamentos na igreja, seja sincero, abandone a  superficialidade.
Com sinceridade construiremos belas amizades no Reino de Deus.

2-O verdadeiro amigo persevera.

João 13: 1. Em breve Jesus seria crucificado. Mas, ele amou os discípulos até o fim. Jesus jamais desistiu dos 12 homens que escolheu como apóstolos. Em João 13 Jesus estava se preparando para a morte, ele poderia ficar mais calado, mais concentrado, meditando, seria justo o filho de Deus descansar momentos antes de sua morte. Mas Jesus milagrosamente não para de ensinar, de demonstrar amor, carinho, compaixão, fé, visão e muito mais.
O verdadeiro amigo persevera até o fim. Como é difícil amar e não ser correspondido.
E mais difícil ainda é amar uma pessoa que você não tem afinidade nenhuma, uma pessoa que tem problemas emocionais, uma pessoa que anda reclamando da vida, alguém muito egoísta, quando amamos pessoas
assim demonstramos o verdadeiro amor.

E Jesus, fez isso, amou até o fim, mesmo quando foi abandonado na Cruz.
Por isso, Jesus tem toda a  autoridade de nos desafiar em Mateus 5: 46-48.
O contexto é amar os inimigos, mas o princípio é amar pessoas difíceis, pessoas que não merecem o nosso amor. É muito fácil amar aqueles que temos afinidade, empatia. Mas, o verdadeiro amigo persevera pelas pessoas que são difíceis.
Provérbios 17:17. “O amigo ama em todos os momentos...”.
Não é hora de apontarmos o dedo um para o outro, e dizer: eu amei e não fui correspondido, eu liguei e não recebi resposta, eu tentei e não fizeram o mesmo. Mas é hora de voltarmos para os princípios elementares da Palavra de Deus. Eu tenho errado e você tem errado, mas vamos perseverar um pelo outro.

3. O verdadeiro amigo reconhece a necessidade dos relacionamentos.

João 15: 13-17. Jesus reconhecia a necessidade de relacionamentos com os discípulos. Jesus passou três anos e meio construindo uma ligação muito forte com eles. Por isso, agora tinha toda autoridade e intimidade de enviá-los para missão.
Uma passagem que está diretamente ligada a essa necessidade de relacionamentos. 
Está em Eclesiastes 4: 7-12. A bíblia é muito clara, sobre nossa necessidade e nossa dependência de outros irmãos. A essência do cristianismo está nos relacionamentos. Precisamos definitivamente um do outro.
Muitos cristãos estão vivendo uma vida solitária, não participam de nenhum grupo de ajuda espiritual, não estão construindo relacionamento profundo com outra pessoa.
Por quê? Será que você é tão poderoso, que não precisa de seus irmãos? Será que você é tão espiritual que não precisa de correção?
Porque você foge das conversas profundas e difíceis? O que impede você de abrir o coração para confessar pecados? Será que você não tem pecados? Porque as irmãs estão tão resistentes para criar vínculos mais fortes? Porque os casados estão tão distantes dos solteiros? Será que não precisamos um do outro?

Portanto queridos irmãos, vamos voltar aos princípios elementares da Palavra de Deus. Temos muito ainda para falar sobre isso, mas hoje Jesus nos ensinou que o verdadeiro amigo é sincero, persevera pelos relacionamentos e reconhece a necessidade dos relacionamentos.

Fonte vida cristã

Deus abençoe a todos e fiquem na paz.


L. Fernanda

2 comentários:

Anônimo disse...

Precisamos de amigos de verdade sempre!!! Mto bom isso...

Anônimo disse...

Esse blog tem edificado muito a minha vida, em momentos de lutas solidão e dúvidas... Tenho encontrado sábias respostas aqui!!
Que Deus continue abençoado sua vida Amana irmã!!
Fique na paz do senhor,

Eduarda Raquel!!

Postar um comentário