Uma mulher sábia!

Juntas vamos descobrir o grande segredo de ser uma Mulher com sabedoria ....

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Discussão não é a solução!



“E disse: Portanto deixará o homem pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem” (MT 19: 5-6)

Queridos leitores,
Tenho observado que muitos casais que são aparentemente felizes, as vezes passam por situações e conflitos gerando discussões que, com freqüência, fogem ao controle. Aí, ao invés de se encontrar soluções, criam-se novos problemas de relacionamento.
Conflitos fazem parte da natureza humana. Sempre que interesses são contrariados, surgem pontos de atrito que acabam levando a eles. Há conflitos entre pessoas, entre grupos, entre nações – mas poucos espaços são tão propícios à eclosão de conflitos quanto o matrimônio. Afinal, é no casamento que as individualidades são postas à prova quase que diariamente. 
E os conflitos resultam justamente de nossa individualidade. Mas, para alguns casais, o conflito gera discussões que, com freqüência, fogem ao controle. Aí, ao invés de se encontrar soluções, criam-se novos problemas de relacionamento.

O que há de tão ruim nas discussões entre casais? É que, geralmente, elas não levam a soluções – quando um dos cônjuges vence a discussão, o outro sai derrotado. Discussões podem ter como resultado grandes parcerias. Mas, também, podem ser bastante destrutivas. Discussões são quase sempre carregadas de emoção. O pior é que as discussões acabam levando a um destes três resultados: 
o marido ganha, a mulher perde; a mulher ganha, seu marido perde; ou, então, ocorre um empate, onde ambos perdem. Nenhum dos dois aceita a posição do outro e ambos saem decepcionados, frustrados, magoados, irados.

A boa notícia é que os conflitos podem ser resolvidos sem discussão. Encontrar a solução certa começa quando decidimos acreditar que ela existe e que as duas pessoas envolvidas são inteligentes o suficiente para encontrá-la. Isso envolve respeito às idéias do outro, ainda que sem concordância tácita. E amor, é claro. Afinal, o objetivo é encontrar uma solução, e não vencer uma discussão. O alvo na solução dos conflitos não é acabar com as diferenças, mas aprender a trabalhar com elas, usando-as para tornar a convivência melhor. No caso da vida a dois, resolver conflitos é o passaporte para se construir um relacionamento melhor.

Não há como solucionar um conflito sem ouvir com empatia. Infelizmente, a maioria dos casais pensa que está ouvindo um ao outro; mas, na verdade, quando deveriam ouvir, estão apenas recarregando a metralhadora verbal. Ouvir com empatia significa tentar entender o que o parceiro está pensando e sentindo. É colocar-se no lugar do outro e tentar ver o mundo pelos seus olhos. Isso implica em baixar a arma verbal em prol de entendimento verdadeiro do ponto de vista do cônjuge. Em vez de pensar em como vamos responder ao que o outro está falando, deveríamos dedicar toda a atenção em ouvir o que ele está dizendo. Só obteremos uma resposta de amor depois que entendermos o significado e o sentimento que se encontram por trás das palavras.

O erro mais comum que os casais cometem na tentativa de solucionar conflitos é responder antes de enxergar o cenário completo. É inevitável que isso leve a discussões. Quando as pessoas retrucam rápido demais, costumam responder à questão errada. Mas ouvir ajuda a focalizar o ponto central do conflito. 
Quando você declara ter entendido a perspectiva de seu cônjuge, pode compartilhar a sua e, juntos, negociarem uma solução que atenda às idéias e os sentimentos dos dois. Sim, é possível encontrar uma solução em que os dois saiam vencedores. Quando ouvimos, entendemos e respeitamos as idéias um do outro. 
Quando o marido e a esposa buscam soluções em amor para os conflitos, acabam chegando à harmonia e à união que desejam construir acima de tudo.

Amigas se você está tendo problemas em fazê-lo lhe ouvir, veja algumas dicas de como se expressar melhor: 

Filtre os assuntos, nem todos os assuntos devem ser abordados, seja perspicaz e “sinta” as coisas que devem ser conversadas com outras as pessoas, existem momentos e situações para determinados assuntos, observe o contexto de maneira que o clima também seja favorável ao diálogo e não gerar conflitos

Da mesma maneira que você reage a determinadas colocações do seu companheiro a recíproca é verdadeira por esse motivo é extremamente necessário levar em consideração o emocional do outro.

Se você ficar insistindo na pauta que ele não compreende, o mínimo que vai acontecer é ele não dar atenção pro que você está falando. Lembre-se que casais não precisam partilhar exatamente dos mesmos interesses, então se ele não se interessa pelos últimos lançamentos da moda, não insista, e lembre-se de como é desagradável ouvi-lo falar do futebol. Com respeito e um pouquinho de compreensão, tudo se resolve.  

Outra atitude que facilitará as coisas e ser objetiva; muitas vezes para dizer uma coisa simples damos voltas e voltas em assuntos que não estão diretamente relacionados com o ponto onde queremos chegar muitas vezes por estarmos apreensivas com a reação e a receptividade do outro, com isso, porém, perdemos tempo, e despertamos no receptor o desinteresse pelo assunto que deveria ter sido diretamente abordado. Palavras bem colocadas no momento exato, Jamais serão desfeitas e o seu retorno é garantido. 

Compreensão, tolerância e humildade são fatores primordiais em qualquer relacionamento e diálogo, esteja aberta para ouvir e desarmada para se colocar. De nada adianta ir ao encontro do seu companheiro para discutir a relação se estiver munida de rancor e mágoas o que lhe deixará com o espírito “armado” e com farpas na ponta da língua. 
Desarme-se, ouça mais e fale menos, por que quem ouve entende e quem entende perdoa, não é a toa que viemos ao mundo com dois ouvidos e uma boca.

Um  fator importante é lembrarmos-nos da nossa missão ser sábia, então seja amável, dê ao outro aquilo que queria receber, mais não espere receber na mesma proporção, faça sua parte, ame, respeite, dê apoio, pois é o mínimo que podemos fazer para melhorar a vida de quem está ao nosso lado e por conseqüência nos tornaremos pessoas melhores. A felicidade do outro é sempre prioridade.

Portanto amadas, por mais difícil que esteja sua relação, se Deus pôs vocês dois juntos, é por que Ele quer assim. E, sendo assim, Ele vai criar condições para que tudo dê certo. Confie Nele e não desista.

(Fonte: cristianismohoje.com.br)

Fiquem na paz e Deus abençoe,

L. Fernanda

5 comentários:

Leila Fernanda disse...

Dedico esse post a todas irmãs que compartilham seus problemas comigo lá no Msn e as demais que precisam de ajuda!
Contem sempre comigo em oração e lembre-se eu não esqueço de nenhuma de vocês!
Fiquem com Deus.
A paz!

Lidiane disse...

Que bênção amiga!
Que ferramenta linda Deus colocou em suas mãos..
Deus te abençôe.. continue a lhe dar lindas inspirações..
BjO saudades.
@alegrate11
http://alegrate11.blogspot.com
Anne.

Flavia disse...

Fernanda , que Jesus continue te abênçoando mto.
Adimiro mto o seu blog, depois visite o meu tbm ( http://riodevida-amigas.blogspot.com/) gosto mto de trocar informações, testemunho.
Um Grande Abraço
Amigas (Flavia)

Anônimo disse...

Amiga conheca o blog de meu amado..
http://wash27.blogspot.com
conto com vc ..rss o bb ta bem.. até hj espero seu depoimento to anciosa p saber.. bjoooo
Lidiane

Leila Fernanda disse...

Obrigada queridas pelo carinho e a fidelidade aqui no blog conto com vcs ... Desculpem pela ausências nesses ultimos dias.. Mas foi por motivos profissionais!
Estou de volta e vou verificar cada indicação de blog á cima ok..
Bjos e fiquem na paz!!

Postar um comentário