Uma mulher sábia!

Juntas vamos descobrir o grande segredo de ser uma Mulher com sabedoria ....

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mulher: Virtuosa X Submissa




Ai esta um assunto de fazer tremer os ouvidos de qualquer mulher. O tema “submissão” é tão desconhecido e tao pouco estudado que gera tremendos enganos. Antes de qualquer pré-conceito e opiniões, entendamos quem são essas duas mulheres, a virtuosa e a submissa e qual a ligação que elas possuem. A mulher virtuosa não é uma mulher que fica parada em casa, sem fazer nada. Ela não é uma mulher que espera as ordens do seu marido e não é uma mulher que so abaixa a cabeça para tudo o que seu marido diz. No livro de provérbios 31 é descrito o papel dessa mulher virtuosa. Ela trabalha fora, além de trabalhar em casa. Acorda muito cedo, pois negocia com mercadores, compra e vende terrenos, além de adquirir os melhores tecidos e las para fazer roupas para sua família, também distribui tarefas as empregadas de sua casa.

Hoje em dia, em pleno século XXI, quando lemos revistas femininas, as características acima apresentadas lembram as mulheres modernas, que trabalham fora e em casa, cuidam do marido, dos filhos e fazem negócios. Poderíamos dizer por isso, que existem muitas mulheres virtuosas atualmente. Entretanto, vemos em Provérbios 31 que o marido e os filhos da mulher virtuosa a amam e todos a louvam, dizendo: Muitas mulheres têm procedido virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas (v.29). Uma mulher como essa mulher virtuosa, que parece tao independente, tao trabalhadora, parece não representar a mulher submissa que formamos em nossa mente. Mas vejamos como age a mulher submissa em Efésios 5: 22-24:

Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.

 Paulo faz essa admoestação, realizando uma comparação que vem do livro de Genesis, que diz: Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne (2:24). Ele compara a mulher ao corpo e o marido a cabeça, além disso, quando ele diz que a mulher deve sujeitar-se ao marido, logo traz a lembrança de que o marido é a autoridade. Corpo e cabeça são um só, não há como separa-los e continuarem vivos. Cabeça e corpo trabalham em conjunto, APESAR de a cabeça ser a autoridade e o corpo submissão. Tenho certeza que seu corpo não se sente diminuído por ser corpo e ter que realizar as ordenanças da cabeça e creio que nem a cabeça “abusa” de sua autoridade porque é dela que partem as ordens. Isso precisa ser desmistificado em nossa mente. Muitos homens gostam de utilizar esse versículo para obrigarem suas mulheres a obedece-los em tudo, ao contrário elas estarão sendo insubmissas.

Ambos, homem e mulher, servem para ajudar um ao outro, o homem, amando a mulher como ao seu próprio corpo e a mulher sendo submissa ao seu marido. Se observarmos isso com cuidado, o papel do homem é o mais difícil. Nosso corpo atua conforme nossa cabeça nos ordena, mas isso ocorre numa linguagem “escondida”, não ouvimos nossa cabeça mandar algo para nos movimentar, é um trabalho em conjunto. De vez em quando comemos para sermos saudaveis e todo corpo, inclusive a cabeça, poder funcionar adequadamente, enfim, o corpo com seus pés, mãos, todo ele trabalha para que fique em um estado de nutrição saudável, limpo e funcionante. Se casarmos o que esta escrito em Efésios com o que esta escrito em Provérbios, entenderemos que ser submissa ao marido é contribuir para o crescimento do seu marido, da sua casa, de seus filhos. É estar realizando tudo o que for necessário para edificação da sua casa (Provérbios 14:1). Um bom administrador não necessita que seja dito o que precisa ser realizado na empresa. Uma mulher virtuosa atua como um administrador do lar e da família. Ser submissa é isso.

(Daniela Correa)

Espero ter ajudado com esse texto, que sem dúvida é um dilema na sociedade de hoje, vamos praticar aquilo que cremos!!
Deus abençoe a todos,

L. Fernanda

5 comentários:

Leila Fernanda disse...

Olá pessoal!!
A sociedade “moderna” tem contribuído muito para que as mulheres não queiram mais ser submissas aos maridos. Tornou-se moda igualar-se aos homens em tudo e muitas mulheres achando-se mulheres “modernas” não aceitam quando se fala em submissão ao marido, pensam que isso é coisa do tempo da mãe ou da avó.

Bjosss

Leila Fernanda disse...

Há mais uma coisinha....
É bom lembrar que não há nada de moderno em desobedecer a Deus, isso é bem antigo e tem trazido desarmonia entre os casais e desagradado a Deus, que deixou claro que a mulher deve submeter-se ao marido e não o marido à mulher e isso não é coisa do passado pois Deus não muda.

Lidiane disse...

Quem obedece prospera !!! em todos os sentidos da vida!!! Espiritualmente e materialmente!!!
Maravilhoso esse post!!! sinto falta de sua visita ..rs..bjO lora lindaaa!!!

Leila Fernanda disse...

É verdade minha linda ... estou seguindo esse caminho... Mas a luta é grande só não podemos desistir!!
bjoss te amo

Leila Fernanda disse...

Obrigada minha lindaa...Pode contar comigo sempre!!

te amooo

Postar um comentário