Uma mulher sábia!

Juntas vamos descobrir o grande segredo de ser uma Mulher com sabedoria ....

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O amor, dom de Deus ....




Uma das maiores necessidades do ser humano é de amar e ser amdo. O amor é indispensável á sobrevivência pois, sem ele, perdemos nossas vitalidades emocional e físicas. Quando experimentamos o amor, sentimos um profundo bem-estar que nos afeta física,mental,social e espiritualmente.

Carência de afeto leva muita gente ao divórcio, aos hospitais psiquiátrico e ao suicídio. Uma criança que não tem relacionamento afetivo com os pais , especialmente com a mãe, pode desenvolver disturbios emocionais e apresentar prejuízos no desenviolvimento físico. 
Para manter relaciomentos saudáveis, só o amor; quando ele falta, a família se desmorona em frustação.

1- A origem do Amor
Deus é Amor! Ele é fonte de todo amor verdadeiro. Ele tanto amou o mundo que deu o  seu filho em sacrificio. ( 1 João 4:8 João 3:16). Jesus deixou o céu para morrer por nós. Nunca haverá uma demostração de amor maior que essa. A base do amor que devemos ter para conosco e o nosso proximo é o amor divino.

2- O que o amor não é
O amor não é um sentimento que pode desaparecer. Os sentimentos podem ser alterados pelo estado emocional, pelos sentidos, por doenças, pela atitude do (a) companheiro (a), etc. Geralmente, a primeira atração entre duas pessoas baseia-se naquilo que se sente.  Mas quando a relação chega ao casamento, ela não deve mais basear-se apenas nos sentimentos. Por vezes, confunde-se o amor com ardente paixão que, quando é provada nas adversidades, murcha e morre. O resultado são muitos casais amargurados por decepção e desilusão. O amor é como plantinha que precisa ser cultivada e nutrida  para que não morra. A base de um casamento saudável deve ser um princípio adotado por uma decisão racional - que parte de uma vontade consagrada por Deus , de amar, custe o que custar!!

3- Princípios do amor verdadeiro
Em um relacionamento a dois, surgirão momentos de insatisfação emocional. Como se os sentimentos do início da relação tivesse acabado. Daí surgem dúvidas: Será que não gosto mais dele(a) ? O que há de errado? Mais tais momentos tabém fazem parte de um relacionamento e é a partir daí que escolhemos AMAR. Por isso, os sentimentos não são o guia mais seguro. Os princípios do amor verdadeiro devem estar em ação.

O amor verdadeiro vem de Deus
O amor verdadeiro envolve compromisso
O amor verdadeiro é incondicional
O amor verdadeiro respeita a individualidade 
O amor verdadeiro é doador

4- A supremacia do Amor
É muito normal que as emoções ramânticas sejam abafadas pela correria do dia-a-dia. Precisamos saber lidar com os problemas sem desvalorização a nós mesmos ou ao nosso companheiro. Para isso devemos pedir a Deus que nos ensine a amar. Compare o texto abaixo com sua forma de amar:

Se eu tivesse o dom de falar em outras línguas sem tê-las aprendido, e se eu pudesse falar em qualquer idioma que há em toda a terra e no céu e no entanto não amasse os outros, eu estaria só fazendo barulho.

Se eu tivesse o dom de profetizar, e conhecesse tudo sobre o que vai acontecer no futuro, soubesse tudo sobre todas as coisas, e contudo não masse os outros, que bem faria isso?

Mesmo que eu tivesse o dom da fé, a ponto de poder falar a uma mantanha e fazê-lo sair do lugar, ainda assim eu não valeria absolutamente nada sem amor.

Se eu desse aos pobres tudo quanto tenho e fosse queimado vivo por pregar o Evangelho, e contudo não amasse os outros, isso não teria valor algum.

O amor verdadeiro é muito paciente e bondoso,nunca é invejoso ou ciumento, nunca é presunçoso nem ourgulhoso, nunca é arrogante, nem egoísta, nem tampouco rude. 

O amor não exige que se faça o que ele quer. Não é irritado nem melindroso. Não guarda rancor e dificilmente notará o mal que outros lhe fazem. Nunca esta satisfeito com a injustiça. Mas se alegra quando a verdade triunfa. 

Se você amar alguém, será leal para com ele, custe o que custar. Sempre acreditará nele, sempre esperará o melhor dele, e sempre se manterá em sua defesa.

(1 Corintios 13: 1 a 8).

Cara leitora, desenvolver o amor verdadeiro pode fortalecer a união a dois, tornando-a aprazível e satisfatória. Isso é trabalho de uma vida. Mas o amor  desenvolvido é essencial para a própria plenitude  da vida e da felicidade familiar. Esse desenvolvimento depende da nossa atitude e não dos nossos sentimentos. Para agir assim, precisamos nos aproximar cada vez mais de Deus, porque Ele é a única fonte do amor . 
Que Ele abençoe você nessa busca constante.

L. Fernanda.

0 comentários:

Postar um comentário